Uma patologia do ombro que costumeiramente causa dor crônica e leva o paciente ao centro ortopédico a tendinite Calcária do ombro que afeta principalmente em mulheres adultas entre seus 30 e 60 ano de idade. Normalmente os lábios mais afetado é o direito, talvez isso tem relação com o membro dominante, também sabemos que alguns casos ela se apresenta bilateralmente. Não se sabe exatamente qual é a causa específica dessa patologia sabemos que o principal tendão afetado é o tendão do músculo supra-espinal do ombro que é responsável por aproximadamente 80% dos casos quando contamos essas lesões juntamente com o infraespinal quase 90% dos casos estão incluídos.
Qual a provável causa ou fator que influencia essa localização tão característica da doença pode estar relacionada com o fato do da transição entre o subescapular e o sinal apresentar uma circulação reduzida. Que é tendinite Calcária acompanhada no centro ortopédico ou não é uma doença autolimitada, ou seja, ela se resolve com o passar do tempo. Os estudos histopatológicos dessa doença demonstram diversas fases como a pré-calcificação na qual identificamos a prêmios uma metaplasia celular, a fase formação e a fase de reabsorção. Normalmente o paciente procura o centro ortopédico no estágio 3, pois é o momento no qual ele apresentará maior dor.
Alguns casos evoluem para a condição crônica na qual o paciente mantém queixa de dor o quadro semelhante ao impacto do manguito pois a região calcificação comprime contra o arco coracoacromial. Depois do estudo de ressonância no Centro Ortopédico, artroplastias, podemos identificar uma hipotrofia ou até mesmo atrofia dos músculos do manguito, principalmente o infra-espinal e supraespinal. Quando nos valemos apenas da radiografia precisamos realizar em diversos e incidências para diagnosticar com maior exatidão qual o tendão que está acometido pela doença. Por exemplo a radiografia axilar auxilia no diagnóstico de calcificação do tendão do subescapular, pois ela estará presente a frente do tubérculo menor.