Cirurgia do Esporte

Cirurgia do Esporte

Cirurgia do Esporte

Qualquer atividade esportiva, da amadora mais simples à profissional e ais radical, poderá provocar alguma lesão em quem estiver praticando.  Nesse contexto, o ortopedista que realiza cirurgia do esporte poderá ser solicitado para uma avaliação. 

Nessas horas, o ortopedista esportivo terá os meios mais eficazes para tratá-la prontamente, aliviando a dor e trazendo toda mobilidade original. 

Mas o trabalho do ortopedista que realiza cirurgia do esporte vai bem além disso: acompanhando de perto a reabilitação do paciente, passará todas orientações necessárias para que possa retomar sua prática esportiva o quanto antes e da melhor forma. 

Essas orientações também são importantes para as pessoas que têm conhecimento de doenças pré-existentes ou lesões e, mesmo assim, desejam desenvolver alguma prática esportiva.  

Antes de iniciar sua atividade, deverão passar por avaliação do ortopedista esportivo que fará uma checagem no seu estado físico detalhadamente, apontando inclusive os eventuais fatores de risco. 

Assim o atleta terá as coordenadas necessárias para planejar a atividade esportiva que deseja fazer com maior segurança e tranquilidade, definindo a intensidade dos exercícios que terá melhor condição de desempenhar. 

Vale ressaltar que uma prática esportiva inadequada poderá trazer sérias consequências, inclusive cardiovasculares.  

É consenso geral, dentro e fora da comunidade médica, que a atividade física adequada está relacionada com a função cardiorrespiratória, notadamente naqueles que têm vida sedentária, reduzindo drasticamente a possibilidade de sofrer um infarto e até um AVC – acidente vascular cerebral. 

E a atividade física não precisa ser muita longa. Em torno de meia hora por dia serão suficientes para ter uma saúde melhor, perder peso e, é claro, se manter no peso desejado.  

Cada pessoa tem uma predisposição física e resistência própria para desempenhar atividade física ou esportiva. É sempre indicado fazer alongamento depois da prática, seja ela aeróbica ou anaeróbica, e assim evitará desconfortos.  

Estabelecer uma rotina diária ou semanal é importante na programação do cérebro,  deixando-o “a postos” para o esforço que virá pela frente, certamente seguido de muitos outros. 

HOME

Compartilhar

 

Procedimento feito por: