Será que o bico de papagaio na coluna cervical é grave?  

Será que o bico de papagaio na coluna cervical é grave?  

Antes de responder a pergunta sobre bico de papagaio na coluna, vale a pena esclarecer do que se trata. É uma patologia identificada pelo crescimento anormal de tecido ósseo em volta da articulação vertebral, ocorrendo quando há comprometimento do disco intervertebral, cuja função é de amortecedor entre os ossos. 

 

Essa alteração é denominada de bico-de-papagaio ou osteófitos (desgaste da coluna) por ter um contorno parecido com o bico recurvado da ave. 

Quais seriam suas causas? Na maioria das vezes é resultado da desidratação do disco intervertebral, forçando a aproximação inter-vértebras e causando compressão das raízes nervosas. 

Sabemos que bico de papagaio na coluna cervical é grave como toda intercorrência que acomete a região da coluna vertebral e pode ser vista como uma espécie de defesa do nosso organismo, com intenção de suportar e absorver sobrecargas que atinjam as articulações para, dessa forma, exercer a estabilização da coluna vertebral. 

Podemos inclusive entender que o bico de papagaio na coluna cervical é grave porque atinge, particularmente, pacientes com idade superior aos 50 anos, nada impedindo que venha a acontecer com pessoas de idade inferior e que tenham sido, ao longo de sua vida, expostas a determinados fatores de risco que tiveram como reflexo esse problema. O ortopedista é um médico de ossos que trata esse problema.  

Quando falamos do tema controverso da saúde pública mundial, podemos classificar o bico de papagaio como uma das consequências do processo natural de envelhecimento, associados a outros fatores que, nos seus diferentes graus, de alguma forma contribuirão nesse sentido, como alcoolismo, tabagismo, fobias,  estresse e possíveis fatores genéticos, como esclerodermia, artrite e lúpus, 

Nos casos mais graves da doença, um sintoma bem comum é a perda de sensibilidade ou até dos movimentos dos membros superiores ou inferiores, podendo inclusive evoluir para a paraplegia, onde ocorrerá a falta de sensibilidade e força para ter movimentação nos membros inferiores. 

Bico de papagaio na coluna