Procedimento Cirúrgico
A Clínica Artroplastias possui time de especialistas em cirurgia de joelho preparada para realizar o tratamento de afecções do joelho, e, quando necessário a cirurgia. Das lesões ortopédicas mais comuns da atualidade, temos a lesão do menisco e a artrose do joelho.
Sobre joelho e a cirurgia de joelho
Sabia que o joelho é uma das maiores articulações do nosso corpo?
Suas três partes – tíbia, fêmur e patela – têm risco de sofrer lesões dos mais diversos tipos e a soluções nesses casos será buscar atendimento numa clinica do joelho.
Essas lesões normalmente têm causas bem diversas, se destacando os traumas e a postura inadequada.
Mas existem problemas específicos que poderão afetar drasticamente o bom (e fundamental) funcionamento do joelho.
Por exemplo, quando ocorre um rompimento do ligamento cruzado anterior (mais conhecido por LCA), a procura por uma clinica do joelho com objetivo de fazer uma apurada avaliação técnica é o melhor caminho.
O LCA tem várias causas possíveis, como uma parada repentina no movimento ou algum impacto mais forte. Ligando a tíbia ao fêmur, a sua função principal é proteger as movimentações efetuadas por essas partes do corpo.
A artrose é outro problema a ser tratado numa clinica do joelho. Outro problema bastante comum na região do joelho é a lesão no menisco, que fica na sua parte central, entre a tíbia e o fêmur.
Afinal, o joelho suporta o peso de toda estrutura óssea e muscular durante o tempo em que a pessoa está de pé e é natural que sua cartilagem sofra algum tipo de desgaste ao longo da vida, já que sua função é propiciar o deslizamento nas extremidades dos ossos do joelho.
Compartilhe nosso cartão de visitas:
https://card.webpro.mobi/cirurgia-ortopedica-artroplastias/
Decisão de fazer uma prótese de joelho
Os pacientes perguntam quando e por que devo substituir o joelho. Esta é uma questão individualizada, pois depende do nível de atividade e das necessidades motoras do dia-a-dia. Muitas pessoas com artrose têm dores que as impedem de realizar aquelas atividades que sempre as deram prazer; outros ficam debilitados e têm dificuldade em calçar os sapatos e vestir as meias. Com a cirurgia de joelho de artroplastia total temos uma solução para o problema da artrite, ou seja, é realizada com o objetivo de aliviar a dor e reestabelcer o paciente para as suas atividades. Após a reabilitação de uma artroplastia total do joelho bem-sucedida, o paciente pode esperar ter pelo menos tanto movimento quanto antes da cirurgia, sem dor. A American Academy od Orthopedic Surgeons, publicou serie de artigos que nos mostram que a artroplastia total do joelho melhora drasticamente a qualidade de vida do paciente e reduz os custos do tratamento de longo prazo. No estudo descobriu-se que a artroplastia total do joelho era custo-efetiva quando comparada ao manejo não operatório, portanto ela trazia menos custos aos pacientes com relação a fisioterapia, infiltrações, visitas hospitalares, etc.
Como é a cirurgia ?
A artroplastia total do joelho é cirurgia de grande porte, e a decisão de se submeter à prótese de joelho não é trivial. As pessoas geralmente decidem se submeter a uma cirurgia de joelho quando sentem que não podem mais conviver com a dor da artrite. A prótese é dividida em 4 partes: os componentes tibial e femoral, uma inserção de plástico e a patela. Os componentes tibial e femoral são feitos de metal, geralmente titânio ou cromo-cobalto, e são usados para substituir a região articular do joelho após a retirada do osso com artrose. A inserção de plástico é feita de polietileno de ultra alto peso molecular (UHMWPE) e se encaixa no componente tibial, de forma que a superfície altamente polida do fêmur deslize contra o plástico. O componente patelar também é feito de UHMWPE e desliza contra a frente do componente femoral. Geralmente são fixados ao osso com cimento.
O procedimento de cirurgia de joelho
A artroplastia total do joelho é realizada em uma sala de cirurgia com sistema especial de fluxo de ar laminar, o que ajuda a reduzir a chance de infecção, pois nele temos o aumento da pressão do ar sobre o campo cirúrgico. Utilizamos paramentação especial para minimizar os riscos de infecção, chamados escafandros. Toda a equipe cirúrgica será composta por seu cirurgião, dois a três assistentes e um instrumentador.
A anestesia para uma artroplastia total do joelho é dada por meio de um cateter peridural, que é um pequeno tubo inserido nas costas. Essa anestesia é similar àquela utilizada no parto. O paciente perderá o controle das pernas (tanto parte motora quanto sensitiva), de modo que não sentirá nada. Durante o curso da operação, você pode ficar tão acordado ou sonolento quanto quiser. Além do bloqueio peridural, outro bloqueio de nervo na perna pode ser usado, ou anestésico local pode ser administrado dentro do joelho ao final do procedimento, para auxiliar no controle da dor pós-operatória. O cateter permanece por 1-2 dias após a cirurgia para ajudar no controle da dor pós-operatória.
Depois que o bloqueio peridural é administrado, um manguito, é colocado em volta da coxa. O torniquete será inflado durante a cirurgia para ajudar a reduzir a perda de sangue.
O corte da cirurgia
A incisão para uma substituição total do joelho é feita ao longo da parte frontal do joelho. A incisão medirá em qualquer lugar de 4 a 10 polegadas, dependendo de sua anatomia.
As superfícies artríticas do fêmur, tíbia e patela são expostas e removidas com instrumentos elétricos. Ao fazer isso, as deformidades do joelho são corrigidas e o joelho parecerá mais reto após a cirurgia. O osso é preparado para receber a articulação artificial do joelho e, em seguida, a prótese é inserida. Grampos e / ou suturas dissolvíveis são usados para fechar a pele.
Toda a operação levará de 1 a 2 horas. Em seguida, você será levado para a sala de recuperação, onde seu hemograma e sinais vitais serão verificados. A maioria dos pacientes pode ser encaminhada para um quarto normal em poucas horas; outros precisarão passar a noite na sala de recuperação, conforme determinado pelo seu cirurgião e anestesiologista. Os pacientes geralmente permanecem no hospital por 2-3 dias após a cirurgia de substituição total do joelho.
Além do exame realizado no consultório, outros exames utilizando imagem (como o tradicional raio X) e a ressonância magnética vão trazer ao médico preciosas informações sobre o que está ocorrendo com o joelho do paciente, para que possa indicar quais procedimentos deverão ser seguidos a curto, médio e longo prazos.