O especialista em mão é o ortopedista que cuida das lesões relacionadas ao tendão, articulação, ossos e músculos da mão. É difícil imaginar certo movimento que tenhamos que fazer com o corpo do qual a mão não faça parte.
Seja para a execução de alguma atividade corriqueira e banal, seja para fazer algo complexo e minucioso, essa “ferramenta” da anatomia humana terá papel de protagonista ou será importante peça auxiliar.
E quando a mão sofre algum tipo de traumatismo? Nessa hora entrará em cena o ortopedista especialista em mão para tratar quaisquer patologias que a envolvam, incluindo o membro superior, para atuar em três frentes básicas: ortopedia, microcirurgia e cirurgia plástica.
Recorrer nessas horas ao ortopedista especialista em mão será o caminho mais indicado para que sejam tratadas todas as intercorrências nas quais a mão esteja direta ou indiretamente relacionada, incluindo a síndrome do túnel do cargo, artroses e até as deformidades congênitas.
Um médico com a devida capacitação e habilitação para atuar nesta área específica deverá ter em seu currículo profissional uma pós-graduação para ter adquirido os conhecimentos teóricos e práticos que permitam enfrentar quaisquer situações, do atendimento emergencial no pronto-socorro à etapa final de reabilitação.
Muitas vezes o atendimento clínico resolverá a situação, mas poderão ocorrer casos em que o procedimento cirúrgico será inevitável, incluindo a utilização de implantes.
Quando for esse o diagnóstico, o ortopedista especialista em mão desenvolverá o seu trabalho em perfeita sintonia com colegas de outras áreas, dentro e fora do hospital, para que o paciente possa ser atendido prontamente e da melhor forma.
Outros exemplos nos quais a atuação desta especialidade médica na área da ortopedia será indicada: lesões de tendão e do nervo, eventual diminuição de parte do tecido cutâneo (que esteja no membro superior ou inferior) e fraturas diversas.
Em cada uma dessas situações, que implicam em incômodo, dor e redução de movimentos, o ortopedista especialista em mão certamente terá os meios para que o paciente retome suas atividades cotidianas da melhor forma.