Osteomielite

Osteomielite

osteomielite e materiais ortopedicos

Osteomielite 

 

De todas as complicações ortopédicas que nos preocupa após um tratamento cirúrgico, acredito que a osteomielite esteja em primeiro lugar. Nós cirurgiões ortopédicos tomamos o mais minucioso cuidado para que o risco desta complicação seja cada vez menor, infelizmente, alguns poucos pacientes apresentarão essa complicação. Alguma condições clínicas do próprio paciente aumentam o risco, por exemplo o tabagismo e a diabetes. 

https://card.webpro.mobi/cirurgia-ortopedica-artroplastias/

 Ostemielite por infecção bacteriana.

 Nessa situação, devemos atuar de forma bastante agressiva e rápida para minimizar possíveis sequelas.  

Atualmente, a mortalidade causada pela osteomielite é muito baixa devido aos métodos de tratamentos modernos e padronizados na literatura internacional, que incluem o uso de antibióticos direcionados ao agente causador e ao desbridamento cirúrgico extenso. Os principais fatores para um tratamento bem sucedido são o diagnóstico precoce, tratamento cirúrgico adequado e o uso de antibióticos. Nos casos de osteomielite, a presença de uma equipe multidisciplinar se faz obrigatória, sendo incluídos nesse time o infectologista, o ortopedista e alguns casos um cirurgião plástico.  

A osteomielite é uma infecção óssea causada por microrganismo, principalmente bactérias. No geral, a infecção é causada por um único microrganismo, porém alguns casos a infecção pode ser polimicrobiana, sendo comuns naqueles pacientes com internações prolongadas e/ou paciente diabéticos. A infecção pode ser limitada à apenas uma porção do osso ou afetar variadas áreas como a medula óssea, o córtex, o periósteo e os tecidos moles adjacentes.  

 

Destruição óssea causada pela infecção óssea.  

 Existem diversos critérios na literatura para classificarmos a osteomielite, pode ser de acordo com o tempo de infecção, mecanismo de infecção, o tipo de agente causador etc. A principal classificação que utilizamos é dividida em aguda, subaguda e crônica, variando com o tempo dos sintomas. Ela pode ser dividida em exógena (fraturas expostas, cirurgias ou continuidade com outros tecidos infectados) ou hematogênica (bacteremia).  

Caso tenha alguma dúvida sobre osteomielite, estaremos à disposição para esclarecer.  

Doenças