O que é Artroscopia do Quadril?

O que é Artroscopia do Quadril?

As lesões na região do quadril, como no lábrum acetabular e impacto femoroacetabular, são frequentes em pessoas que praticam esportes diariamente, como futebol, crossfit, vôlei, ciclismo e corrida. Vale ressaltar que o quadril é uma das articulações que mais sofrem lesões no crossfit. Nesses casos a artroscopia é principal método cirúrgico para a cirurgia preservadora do quadril.  Para compreender mais sobre a Artroscopia do Quadril, acompanhe nosso texto e entenda suas características e como ocorre o procedimento cirúrgico. 

 home

Com o desenvolvimento desse procedimento pessoas com idade mais avançada, e que são ativas fisicamente, puderam ser beneficiadas. Também as complicações foram se reduzindo, com a utilização de incisões menores.  Nesse processo muitos pacientes passaram a se beneficiar com a preservação do quadril natural, pois o conhecimento à respeito das doenças do quadril tem se desenvolvido cada vez mais. Do mesmo modo evoluíram as técnicas utilizadas, diminuindo o risco de complicações para os pacientes. 

   

A origem das lesões labrais 

 As lesões labrais podem ser consequentes à prática de atividades esportivas, movimentos extremos, bem como alterações anatômicas que mudam o formato dos ossos do quadril.   Com a técnica da artroscopia é possível que boa parte das lesões labrais, assim como das deformidades ósseas causadoras sejam tratadas, evitando a recorrência da lesão labral. 

 

 Artroscopia e o impacto femoroacetabular 

 A alteração anatômica óssea que leva às lesões labrais causam o impacto entre o fêmur e o acetábulo, e é considerado a principal indicação de artroscopia do quadril.  Essas deformidades aparecem em dois tipos: a deformidade cam, e a pincer.  

 Uma alteração do contorno na transição entre o colo e a cabeça femoral, denominamos de deformidade do tipo cam.  Já quando existe uma cobertura excessiva da cabeça femoral pelo acetábulo, se trata de uma deformidade do tipo pincer. 

 Em sua maior parte, tanto nas deformidades do tipo pincer, como nas do tipo cam, o tratamento com artroscópico pode ser feito. Nesse tipo tratamento realizamos um remodelamento ósseo, buscando restaurar o formato anatômico do quadril, no qual o impacto do colo no acetábulo não ocorrerá.  É bom lembrar que o resultado da artroscopia no impacto femoroacetabular irá se dar de acordo com o estágio em que estiver a lesão da cartilagem. Dessa forma, em lesões cartilaginosas mínimas ou inexistentes, a taxa de resultados bons e ótimos abrange a maior parte dos pacientes que fazem o tratamento artroscópico. 

 

Sobre o ressalto externo do quadril 

 

Os casos de ressalto externo do quadril ocorrem quando há um movimento do fêmur à banda iliotibial, sendo ela um tecido espesso que fica na parte lateral do quadril. Geralmente os pacientes que apresentam ressalto entre o trato iliotibial e o grande trocanter não sentem dor.  Também há vários casos de pacientes que, junto a isso, já estavam com outras patologias que acabavam causando dores no quadril. Tendo isso em vista, fica ressaltada a importância de se detectar precisamente o que está originando a dor, assim o médico poderá indicar qual é o procedimento cirúrgico adequado. Ao se constatar que um tratamento mais conservador não está dando os resultados desejados, a liberação artroscópica do trato iliotibial ou do músculo glúteo máximo pode ser a melhor indicação. 

  

Casos de lesões nos ligamentos do quadril 

 Vários fatores como: traumas de alta energia, ligamentos frouxos, e lesões esportivas, podem ser a causa da disfunção ligamentar do quadril. Pois geralmente influenciam de maneira que a cabeça femoral se desloqueie parcialmente em porções extremas do movimento. Com a artroscopia do quadril é possível a visualização dos deslocamentos durante a realização dos testes, movendo de acordo com as posições relativas aos sintomas. Dessa forma o diagnóstico é mais preciso. O tratamento das lesões ligamentares capsulares, e do ligamento redondo, através de vídeo-artroscopia do quadril têm sido cada vez mais frequentes. 

 Compartilhe

 Casos envolvendo trauma 

 Geralmente a artroscopia é indicada para casos de acidentes de alta energia, que acabam por causar lesões nos ligamentos, cartilagens, e até fraturas. Em casos que estejam relacionados ao deslocamento do quadril, os fragmentos de ossos e cartilagens da articulação serão removidos através da artroscopia. 

Dor quadril