Tumores ósseos: Tipos e Tratamentos

Tumores ósseos: Tipos e Tratamentos

Uma massa tecidual ou caroço formado devido à divisão incontrolável ou anormal das células é chamado de tumor. Quando este tecido anormal cresce, pode deslocar o tecido saudável e se tornar benigno ou maligno.

Tumores benignos não são cancerosos e são improváveis de serem fatais. Eles geralmente ficam em um lugar e podem não precisar de tratamento se não comprimir tecido ósseo saudável, nervos ou artérias e veias.

Por outro lado, tumores malignos são cancerígenos e podem levar à disseminação do câncer em todo o corpo.

Vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de tumores ósseos e seus tratamentos.

Tipos de tumores ósseos benignos

Osteocondromas

Este é um tumor benigno comum feito de cartilagem óssea que conta entre 35 a 40% de todos os tumores benignos. Ela afeta a parte inferior da coxa, a extremidade superior do osso do braço superior, ou a extremidade superior do osso da perna inferior.

Cisto ósseo Simples

Trata-se de um cisto ósseo solitário comumente encontrado na perna e ocorre principalmente em adolescentes e crianças.

Tumores celulares gigantes

Estes são muito raros, mas crescem agressivamente e são encontrados em adultos. Eles geralmente se originam na extremidade arredondada do osso.

Encondroma

Este é um cisto que cresce dentro da medula óssea e é comum em crianças e adultos. Geralmente cresce na mão e nos pés.

Tratamentos de Tumores Ósseos Benignos

Tumores benignos podem não precisar de ação. Os médicos geralmente ficam de olho neles para notar quaisquer mudanças ao longo do tempo que precisam ser tratadas.

Esses tumores também podem eventualmente desaparecer por conta própria, especialmente em crianças à medida que envelhecem.

Eles também podem ser removidos cirurgicamente para evitar que se transformem em tumores malignos.

Tipos de tumores ósseos malignos

Osteossarcoma

Isso ocorre em adultos e adolescentes e é o segundo tipo mais comum de tumor ósseo. Desenvolve-se ao redor dos quadris, joelho ou ombros, e tende a crescer rapidamente para se espalhar para outras partes do corpo.

Família de Tumores Ewing Sarcoma (ESFTS)

Esse tipo de tumor atinge adolescentes e adultos jovens e geralmente aparece nas pernas, espinhas, pélvis, costelas, braço superior ou crânio. Ela se origina nas cavidades dos ossos onde a medula óssea é produzida.

Condrossarcoma

Idosos e pessoas de meia-idade são mais propensos a desenvolver esse tipo de tumor que se forma nos ombros, quadris ou pélvis.

Mieloma Múltiplo

Este é o tipo mais comum de câncer ósseo secundário que aparece na medula óssea. Geralmente afeta idosos.

Tratamentos de Tumores Ósseos Malignos

Tumores malignos são tratados dependendo do seu tipo.

Cirurgia, radiação e quimioterapia são as principais estratégias utilizadas para tratar o câncer. As duas últimas opções são muitas vezes em conjunto com a cirurgia para minimizar o risco de o tumor reaparecer.

A intensidade de cada tratamento depende da gravidade do tumor e onde ele está localizado.

título da imagem: ortopedistas-realizando-cirurgia-para-remover-um-osso-tumoralt-texto
: ortopedista realizando cirurgia para remover um tumor ósseo

Uma dor profunda no osso afetado e inchaço que persiste mesmo após os remédios e tratamentos tradicionais são sintomas subjacentes de um tumor. Se você está em uma situação semelhante, é melhor ser examinado imediatamente para elaborar um plano de tratamento adequado com o seu ortopedista.

Treinamos ortopedistas em Artroplastias para lhe dar os cuidados necessários desde o diagnóstico até a recuperação de tumores ósseos.

Nosso centro ortopédico oferece uma gama de serviços de artroplastia  que tratam várias condições médicas, como ruptura do tendão de Aquiles, artrose faceta lombar e dor no calcanhar.

Ligue  para agendar uma consulta hoje!

clinica ortopedica pinheiros vila nova conceicao