Muitos são os fatores que podem levar um paciente a desenvolver a artrose na bacia, pois ocorre processo degenerativo que causa destruição da cartilagem da cabeça do fêmur e da região acetabular. Isso provoca uma alteração da mobilidade articular que está relacionada ao atrito e torque entre as duas estruturas. A coxartrose, artrose do quadril, ela é uma doença que muitas vezes poderá ser incapacitante para o paciente sua evolução depende de diversos fatores, mas aqueles casos mais avançados apresentaram dor de forte intensidade e uma baixa capacidade para realizar suas funções básicas do dia a dia. A evolução dessa doença levar ao paciente a reduzir o seu nível de atividade, pois esse sente dor incapacitante.
Sempre que um paciente chega com artrose na bacia inicia-se o tratamento não cirúrgico, pois a conduta muda conforme a resposta a esse tratamento. Apesar de pouco frequente existem casos que apresentam uma artrose bastante avançada e não se queixam de dor e levam a vida normalmente. A Fisioterapia é fundamental para entender a dinâmica de cada paciente, na qual o paciente realizará exercícios ativos leves para melhorar sua propriocepção e fortalecimento da musculatura abdutora.
Cirurgia de Artrose do Quadril
A cirurgia indicada para a artrose do quadril é chamada de artroplastia do quadril, portanto realizará a remoção dos tecidos desgastados da articulação do paciente. Todo o tecido com artrose é substituído por prótese de quadril. Esta prótese pode ser Total ou parcial, no primeiro caso nós substituímos a cabeça do fêmur e o acetábulo já no segundo caso substituiremos apenas a cabeça do fêmur. Com isso a articulação se restabelece e a mobilidade do quadril é readquirida.
Dr. Felipe A. R. Batista é especialista em cirurgia do quadril.