Cirurgia de Quadril I Dr. Felipe Batista

Cirurgia de Quadril

Cirurgia de Quadril I Dr. Felipe Batista

Formação: Médico – Ortopedista
Residência: FCMSCSP
CRM: 152064-SP

Cirurgia de Quadril I Dr. Felipe Batista

Dr. Felipe A. R. Batista é médico ortopedista, especialista em quadril. Realiza cirurgia de quadril em diversos hospitais. Conheça mais sobre ele no artigo abaixo (formação, tratamentos que realiza, hospitais onde atua, etc).

 

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Ortopedista e Traumatologista reconhecido pela Associação Médica Brasileira

Membro da Sociedade Brasileira do Quadril

Membro da American Society of Hip and Knee Surgeons (Sociedade Americana de Cirurgiões de Quadril e Joelho)

 

Cirurgia de Quadril – Hospitais:

Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Vila Nova Star, Hospital Sírio Libanês, Hospital Oswaldo Cruz, Hospital Samaritano, Hospital São Camilo, Hospital Alvorada, Hospital Santa Catarina, Hospital Beneficência Portuguesa, AACD, Hospital São Luiz (Rede Dor – Anália Franco), Hospital Salvalus, Hospital da Luz e outros.

 

Últimos Congressos:

XIX Congresso Brasileiro do Quadril 2021

7th Masterclass in Arthroplasty Surgery – Current concepts in ADVANCED ARTHROPLASTY SURGERY. Dec 2020

32nd Annual Holiday Knee & Hip Course: 3-day Orthopaedic Track. May 2020

Experiência nos tratamentos: artrose do quadril, fraturas do quadril, tumores ósseos benignos e malignos, cirurgia de prótese de quadril, revisão de prótese de quadril, osteotomias femorais e pélvicas, ressecção de osteocondroma, entre outras.

Formação

Médico ortopedista formado pela Santa Casa de São Paulo, sendo assim sempre esteve em sintonia com as especialidades cirúrgicas. Ao ingressar no seu segundo ano de graduação decidiu adquirir experiência com cirurgia e desde então, começou a atuar em equipe de transplantes de órgãos sólidos situada no Hospital Oswaldo Cruz e Beneficência Portuguesa, como instrumentador. Após desempenho acima da média foi inserido como auxiliar em algumas cirurgias como “back table” de transplante hepático e ilhotas de Langherhans. Após atuar em diversas especialidades cirúrgicnoas, como urologia, gastro, otorrinolaringologia, coloproctologia, ortopedia e transplantees, de maneira extra-curricular, percebeu que a Ortopedia era sua grande paixão.

Realizou sua residência médica em ortopedia na mais conceituada e tradicional residência do Brasil. Durante sua residência de 3 anos no Pavilhão Fernandinho Simonsen (Santa Casa de São Paulo) acumulou conhecimento  para sua atuação profissional. Com formação técnica e humana que obteve durante seu aprimoramento. Especialização em Cirurgia de Quadril também na conceituada Santa Casa de São Paulo.

Fellowship de Oncologia Ortopédica na Faculdade de Medicina da USP, atuando no Instituto de Ortopedia e Traumatologia, além do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. Atingiu conhecimento técnico-cirurgico avançado devido ao intensos treinamentos, aulas, cirurgias, consultas ambulatoriais dos quais participava ativamente.

Principais Tratamentos que Realiza

Artroplastia de Quadril – Prótese de Quadril

A artroplastia do quadril é uma cirurgia para pessoas com desgaste no quadril. A causa mais comum de dano é a artrose. Ela causa dor, inchaço e redução do movimento das articulações. Isso pode interferir em suas atividades diárias. Se outros tratamentos, como fisioterapia, analgésicos e exercícios não ajudaram, a cirurgia do quadril pode ser uma opção para você.

Uma prótese de quadril pode:

-Aliviar a dor

-Ajude a articulação do quadril a funcionar melhor

-Melhore a caminhada e outros movimentos

O problema mais comum após a cirurgia é a luxação do quadril. Como o quadril artificial é menor do que a junta original, a bola pode sair de seu encaixe. A cirurgia também pode causar coágulos sanguíneos e infecções. Com uma artroplastia de quadril, pode ser necessário evitar certas atividades, como corrida e esportes de alto impacto.

Revisão de Artroplastia Total do Quadril

A artroplastia total do quadril é uma cirurgia duradoura que a maioria dos cirurgiões ortopédicos recomenda para pessoas com dificuldade de movimento do quadril. Um implante de quadril é um dispositivo de cerâmica ou metal com componentes acetabular e femoral que se fixam na articulação esférica do quadril. Depois que um paciente faz uma artroplastia total de quadril, a prótese de quadril restaura o movimento do quadril durante toda a vida útil da prótese.

Assim como qualquer dispositivo mecânico, as próteses na artroplastia do quadril também podem causar diversos tipos de falhas biológicas e mecânicas. Essa falha exige que o paciente faça outra cirurgia para a prótese de quadril, para que possa lidar com a falha e as consequências da artroplastia total do quadril. Essa reoperação é conhecida como artroplastia de revisão do quadril.

Artroscopia de Quadril 

A cirurgia de artroscopia do quadril é indicada para diversas patologias do quadril que o acometem num estágio pré-artrítico. Inicialmente, alguns pacientes podem perguntar “onde fica o quadril”, trata-se de uma articulação de extrema importância para as atividades do dia-a-dia como caminhar, sentar-se e levantar-se. O especialista em quadril irá avaliar inicialmente os paciente com queixa de dor no quadril, uma história marcante de trauma pode ser um bom indicativo prognóstico de tratamento das patologias do quadril, mesmo que o inicio seja insidioso a presença de alterações degenerativas nos indicará o melhor caminho para tratar.

Por exemplo, o médico especialista em ossos, mais especificamente o ortopedista especialista em quadril, avaliará ao longo de sua rotina, pacientes com queixa de dor no quadril, em geral pessoas jovens, cujo diagnóstico será um impacto femoroacetabular. Suas causas são variadas, podendo ser devido ao nível de atividade que exerce, idade e a morfologia do quadril.Em algumas situações o ortopedista cirurgião poderá indicar a artroscopia do quadril para tratamento. Em alguns casos, o ortopedista quadril, não encontrará a causa exata, porém a investigação diagnóstica deve percorrer esses fatores. Veja o texto completo sobre esse tema no ícone quadril.  

Cirurgia de fratura da cabeça do femur  

Dentre as doenças do quadril, podemos dizer que a fratura e, consequente cirurgia de fratura da cabeça femoral, é extremamente rara. No geral, está relacionadas a traumas de alta energia e que são associados a outras fraturas. Diferentemente da osteonecrose do quadril, que possui um quadro insidioso, a fratura da cabeça ocorrerá associada a um momento marcante que será o trauma (acidente) sofrido pelo paciente. Esse tipo de lesão, causará problemas no quadril que serão decorrentes de alterações degenerativas do quadril, ou seja, a artrose.

médico especialista em quadril, indicará o tratamento cirúrgico que, em boa parte dos casos, será a cirurgia de prótese de quadril, a artroplastia de quadril, que se trata da cirurgia de prótese de quadril. Devido ao tipo de circulação sanguínea que a cabeça do fêmur tem, a consequência natural de uma lesão nessa área será a ausência de nutrição e aporte de oxigênio para o osso nessa região, sendo assim, o ortopedista sp irá notar aumento da esclerose e densidade óssea nessa região. Leia o texto completo sobre esse tema na parte de quadril.  

Cirurgia de Fratura do colo do fêmur  

A fratura do colo do fêmur normalmente não é avaliada inicialmente pelo médico especialista em quadril, pois esses pacientes chegam ao hospital pelo pronto-socorro. Trata-se de pacientes idosos e, cujo tratamento será uma cirurgia de prótese de quadril. Onde é o quadril? Pergunta comum entre os estudantes. A fratura do colo do fêmur ocorre no quadril, mais especificamente no terço proximal do fêmur.

osso da bacia nome, no geral não é afetado. Em paciente jovens é comum que esse tipo de fratura ocorra conjuntamente a uma fratura da diáfise do fêmur, sendo necessária uma cirurgia de fratura do colo do fêmur com diáfise. Nessa situação, pode ocorrer lesão da cartilagem articular e, consequentemente, levar a uma artrose quadril em jovens e, consequente artroplastia de quadril. Cada caso deve ser avaliado cuidadosamente pelo médico que cuida de ossos 

 Fratura do fêmur 

 O fêmur é o osso mais longo do corpo humano e suas extremidades proximal e distal, formam as articulações do quadril e joelho respectivamente. A sua fratura pode ocorrer em diversas localizações, como por exemplo: fêmur proximal, na qual temos as fraturas transtrocantéricas, subtrocantéricas, fraturas do colo do fêmur.  na região diafisária do fêmur, o nome do medico que cuida dos ossos, mais especificamente o ortopedista em Alphaville, irá se deparar com as fraturas transversas, obliquas e as cominutas, podendo ser fechadas ou expostas (essas fraturas o ortopedista sp, na grande maioria dos casos indicará a cirurgia); as fraturas da região distal são aquelas na região dos côndilos femorais, podendo ser extra-articular ou intra-articular parcial ou total. 

Nesses casos a artroplastia de quadril não vem ao caso, discutiremos especificamente nas fraturas do colo do fêmur.   

Cirurgia do fêmur 

Nesse tópico trataremos das fraturas subtrocantéricas do fêmur, quando falamos dos ossos do quadril nomes, o ortopedista sp que esta não é uma fratura relacionada a articulação do quadril. As fraturas subtrocantéricas, em sua grande maioria, estão relacionadas aos traumas do sistema musculoesquelético, normalmente o médico especialista em quadril (com treinamento em artroplastia de quadril e todas as outras cirurgias relacionadas a essa articulação) se depara com essa situação, principalmente nos casos de pacientes idosos que sofrem essa fratura devido ao uso dos bisfosfonados.

Então temos que os dois principais grupos de pacientes que sofrem esse tipo de fratura são os jovens vítimas de traumas (acidentes) e os pacientes idosos que usam os alendronatos para tratamento da osteoporose, sendo que estes últimos costumam procurar clinica especializada em quadril 

 Fratura Transtrocanteriana 

As fraturas transtrocanterianas são fraturas que ocorrem na região do quadril, porém são extra-articulares, não estão relacionadas com o acetábulo do quadril tampouco com coxartrose artrose do quadril, ela se trata exclusivamente de fratura do fêmur proximal. Seu tratamento é cirúrgico e realizado por método de fixação interna e redução dos fragmentos ósseos de maneira fechada, ou seja sem que o ortopedista quadril atue sob visualização direta no foco de fratura. Essas fraturas acometem os pacientes idosos que, ao chegarem ao pronto-socorro, apresentarão dor no quadril, o membro rodado externamente e um encurtamento do mesmo.