Artroscopia do Quadril

Artroscopia do Quadril

Dor quadril

A artroscopia do quadril é um procedimento que permite ao profissional médico observar a articulação do quadril sem ter que fazer uma grande incisão na pele e nos tecidos. O médico insere uma pequena câmera, conhecida como artroscópio, dentro da articulação do quadril durante o processo. A câmera exibe imagens em uma tela e permite que o médico use essas imagens para guiar instrumentos cirúrgicos em miniatura.

Como os instrumentos cirúrgicos e artroscópios são finos, os médicos podem se contentar com pequenas incisões em vez de maiores. Como resultado, esta cirurgia é menos dolorosa para os pacientes, resulta em menos rigidez articular e diminui o tempo de recuperação.

Anatomia

O quadril consiste em uma articulação esférica. O osso da pelve tem uma parte conhecida como acetábulo que forma o alvéolo. A bola é a cabeça do fêmur (parte superior do osso da coxa).

A cartilagem articular é um tecido escorregadio que cobre a superfície da cavidade e da bola. Forma uma superfície lisa e sem atrito que permite que os ossos deslizem uns sobre os outros com facilidade.

O acetábulo é circundado por um lábio, que é a fibrocartilagem, formando uma junta no alvéolo.

A articulação do quadril é cercada por ligamentos, que são faixas de tecido. Eles formam uma cápsula que mantém suas articulações juntas. Synovium é uma membrana fina que reveste a superfície inferior da cápsula e produz o fluido sinovial usado para lubrificar a articulação.

Exames de Imagem

Muitos exames de imagem nos guiarão para o diagnóstico preciso. Falando em doenças do quadril, como o impacto femoroacetabular, recomendamos a radiografia anteroposterior convencional do quadril e algumas posições especiais como lequesne, ducroquet e dunn. A tomografia computadorizada é importante para obter uma visão 3D do fêmur proximal e do acetábulo, o que leva o cirurgião do quadril a um melhor entendimento da anatomia do paciente e da relação dinâmica entre os dois ossos. .

A imagem de RM é um recurso valioso para fornecer informações sobre todos os tecidos moles ao redor da articulação.

Artroscopia do quadril

Quando é recomendo a artroscopia do quadril?

Um médico recomenda a artroscopia do quadril se você está sofrendo de uma condição dolorosa que não melhora com tratamentos não cirúrgicos, como fisioterapia, repouso e injeções ou medicamentos antiinflamatórios.

A artroscopia do quadril pode aliviar os sinais dolorosos de problemas que podem causar danos à cartilagem articular, lábio ou quaisquer outros tecidos moles ao redor da articulação. Embora esse dano possa ser resultado de uma lesão, as condições ortopédicas mencionadas abaixo também podem levar a esses problemas:

Impacto FemoroAcetabular

É uma doença que faz com que um osso extra se desenvolva com a cabeça femoral (impacto do cam) ou o acetábulo (impacto em pinça). O crescimento excessivo do osso – também conhecido como esporas – pode danificar os tecidos moles do quadril conforme você se move.

Displasia

É uma condição que faz com que a cavidade do quadril fique anormalmente rasa. Como resultado, ele pressiona o lábio para manter a cabeça femoral dentro da cavidade – tornando o lábio suscetível a lacerações.

Snnaping do Quadril

Eles podem fazer com que um tendão se esfregue na parte externa da articulação do quadril. Isso leva a estalos ou rompimentos que geralmente são inofensivos. No entanto, às vezes, o tendão fica danificado como resultado da fricção repetida.

Sinovite

Isso leva à inflamação dos tecidos que circundam a articulação do quadril.

Preparando-se para a Cirurgia

Avaliação e Testes

Um cirurgião ortopédico irá sugerir que você se reúna com seu médico principal e avalie sua saúde geral antes de fazer a cirurgia. O médico encontrará quaisquer problemas que possam interferir na cirurgia. Se você tem alguns riscos à saúde, pode precisar de uma avaliação extensa.

Instruções para a Internação

Se você for saudável, será um paciente ambulatorial para o procedimento de artroscopia do quadril. Isso significa que você não terá que ficar no hospital durante a noite.

.Se você tomar suplementos ou medicamentos, certifique-se de informar o cirurgião ortopédico sobre eles, pois você pode ter que parar de consumi-los antes do procedimento.

Quando você se registrar para o procedimento, o hospital entrará em contato com você e lhe fornecerá detalhes sobre o procedimento. Esteja atento e siga todas as instruções sobre quando chegar e quando parar de beber e comer.

Anestesia

Antes do procedimento, a equipe de anestesia avaliará sua saúde. A artroscopia do quadril geralmente é feita com anestesia geral, onde você adormece durante a operação. A equipe de anestesia também pode usar anestesia regional, como peridural ou raquidiana. O anestesiologista e o cirurgião ortopédico indicarão o método ideal para o caso.

A cirurgia

Posicionamento

Para iniciar o procedimento, o cirurgião colocará sua perna em tração. Isso significa que eles puxam o quadril do encaixe para que haja espaço suficiente para o cirurgião ver a articulação, inserir os instrumentos e realizar o tratamento. Normalmente, os cirurgiões desenham linhas na pele para indicar certas estruturas anatômicas como ossos e nervos, localizações de incisões e entradas para a câmera.

Técnica

Após a tração, o cirurgião fará uma pequena incisão (do tamanho de uma casa de botão) no quadril para inserir o artroscópio. Com a ajuda do artroscópio, o cirurgião poderá ver dentro de você e detectar danos.

Há um fluido correndo do artroscópio que limpa a visão e controla o sangramento. As imagens capturadas pelo artroscópio são projetadas na tela exibindo o interior da articulação do quadril e as áreas problemáticas.

Assim que o cirurgião identificar o problema, ele inserirá pequenos instrumentos em diferentes incisões para reparar o problema. Pode haver diferentes procedimentos que um cirurgião pode realizar com base no problema, como:

  1. Alisando ou reparando uma cartilagem rasgada
  2. Corte de esporas ósseas causadas por impacto femoroacetabular
  3. Removendo tecido sinovial inflamado

Um cirurgião usa instrumentos especializados para tarefas como cortar, barbear, agarrar e amarrar nós. Em alguns casos, os cirurgiões também usam dispositivos dedicados para ancorar os pontos no osso. A duração do procedimento depende do problema que o cirurgião identifica. Após a cirurgia, as incisões artroscópicas são cobertas com fitas de pele ou suturadas.

Complicações

É incomum que os pacientes desenvolvam complicações da artroscopia do quadril. As cirurgias na articulação do quadril apresentam um pequeno risco de lesão nos vasos sanguíneos circundantes, nervos ou na articulação. A tração da cirurgia pode esticar os nervos e causar dormência, mas geralmente é temporária.

Recuperação

Após a cirurgia, você será transferido para a sala de recuperação por algumas horas antes de ter alta para ir para casa. Você precisará de uma pessoa que possa levá-lo para casa e ficar perto de você na primeira noite. Também é esperado que você use um andador ou muletas por um curto período.

Referências

Burman M. Arthroscopy or the direct visualization of joints. J Bone Joint Surg. 1931;4:669–695.  

Patterson I. The torn acetabular labrum; a block to reduction of a dislocated hip. J Bone Joint Surg. (Br) 1957;39(2):306–309.  

Dameron TB., Jr Bucket-handle tear of acetabular labrum accompanying posterior dislocation of the hip. J Bone Joint Surg. (Am) 1959;41(1):131–134.  

Suzuki S, Awaya G, Okada Y, Maekawa M, Ikeda T, Tada H. Arthroscopic diagnosis of ruptured acetabular labrum. Acta Orthop Scand. 1986;57(6):513–515.  

Kelly BT, Williams RJ, III, Philippon MJ. Hip arthroscopy: current indications, treatment options, and management issues. Am J Sports Med. 2003;31(6):1020–1037. 

Kallas KM, Guanche CA. Physical examination and imaging of hip injuries. Oper Tech Sports Med. 2002;10(4):176–183.  

Byrd JW, Jones KS. Diagnostic accuracy of clinical assessment, magnetic resonance imaging, magnetic resonance arthrography, and intra-articular injection in hip arthroscopy patients. Am J Sports Med. 2004;32(7):668–674. 

Doenças