Fratura da Cabeça do Fêmur

Fratura da Cabeça do Fêmur

osteonecrose de quadril tratamento

Fratura da cabeça do fêmur costuma resultar em dano à cartilagem da articulação. A fratura da cabeça é rara, porém ela traz um dano grave que é tipicamente associado com o deslocamento do quadril posterior. Para compreender mais sobre essas fraturas, acompanhe nosso texto e entenda sobre suas características e sobre seu tratamento cirúrgico. 

 

As indicações para o gerenciamento operacional dessas lesões incluem redução não anatômica da cabeça, uma junta instável do quadril, e a presença de fragmentos intra-articulares. Os fragmentos menores podem ser extirpados, porém os fragmentos maiores devem ser tratados com uma redução aberta e fixação interna. A severidade desta lesão está associada com um histórico de resultado insatisfatórios, mas estudos recentes têm demonstrados um sucesso intermediário. 

 

Devido à lesão da cartilagem articular associada com fratura da cabeça femoral, essa lesão torna-se de evolução pouco previsível. Para pacientes idosos com essas lesões, a cirurgia de prótese de quadril é uma opção de tratamento, mas pode não ser ideal para pacientes jovens. 

 

Fratura em um paciente jovem 

 

Para compreender melhor sobre a fratura e o tratamento cirúrgico iremos exemplificar com um caso fictício. Paciente jovem que havia sofrido uma fratura na cabeça femoral, houve considerável dano à cartilagem na superfície que suporta o peso.  Após uma redução anatômica da fratura da cabeça do fêmur, um defeito osteocondral apareceu na parte da cabeça que suporta o peso. O fragmento da cabeça foi rotacionado de tal modo que a superfície superior que suportava o peso ficou congruente. Dessa forma, a lesão foi bem tratada com uma osteoplastia rotacional da cabeça femoral combinada à redução aberta e fixação interna.   

 

Isso pode criar uma cavidade no interior da cabeça, que seria bem preenchido com um pequeno enxerto tirado do grande trocanter. Fixa-se o fragmento da cabeça com parafusos.  Esse método é similar às osteotomias rotacionais da cabeça e do fêmur proximal que  foram descritas no procedimento de osteonecrose da cabeça. O objetivo da osteotomia proximal do fêmur para necrose avascular da é transferir as forças que suportam o peso para uma parte normal menos envolvida da cabeça. Isso através da rotação das áreas afetadas para longe da superfície que suporta o peso. 

 

Poucos estudos existem sobre o tratamento da fratura da cabeça do fêmur. Estudos mais antigos apontavam para resultados ruins em todas opções de tratamento. Mas, recentemente, estudos indicaram que há uma maior porção de resultados positivos quando o tratamento usado é da redução aberta e fixação interna. Ainda mais recentemente, estudos têm demonstrado melhores resultados em termos intermediários, mas ainda não existem estudos sobre longo prazo.  Embora o tipo e a qualidade da redução cirúrgica provavelmente afetem o resultado, os dados mostraram que a gravidade do dano também altera o resultado. 

 

Como não existem estudos sobre os resultados de longo prazo sobre este tratamento, é difícil prever sobre a recuperação a longo prazo.  Trouxemos esse texto até você para te auxiliar na compreensão sobre a fratura da cabeça femoral. Entre em contato com seu ortopedista para maiores informações. 

Doenças